quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por que você bate palmas na igreja?

“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.” Rm14:23

Talvez o assunto lhe pareça banal ou um tanto “conservador”. Mas por que não discuti-lo?

De onde vem o hábito de aplaudir quando gostamos de alguma fala, show, apresentação ou gesto público? Se pudermos conhecer sua origem talvez possamos entender, um pouco, o que está acontecendo com o impulso avassalador que invadiu as igrejas brasileiras (as americanas já estão invadidas há muito tempo): os aplausos. Até as pregações estão sendo aplaudidas, coisa que nem se sonhava  na última década.

Pesquisei alguns sites na internet para saber a origem do ato e os que encontrei descreviam o mesmo:

Qual é a origem do aplauso?

O ato de bater as palmas das mãos em sinal de aprovação tem origem desconhecida, mas existe há pelo menos 3 000 anos. Nessa época, o gesto era essencialmente religioso, popularizado em rituais pagãos de diversos povos como um barulho destinado a chamar a atenção dos deuses. No teatro clássico grego, tornou-se, então, a forma pela qual os artistas pediam à platéia que invocasse os espíritos protetores das artes. O costume chegou ao Império Romano, onde passou a ser comum nos discursos políticos. Preocupado com a repercussão de suas aparições públicas, o imperador Nero carregava uma claque com mais de 5 000 soldados e cavaleiros. Dali, o costume espalhou-se para o resto do mundo. Nos séculos XVIII e XIX, quase todos os teatros de Paris contratavam pessoas que tinham uma única função na platéia: aplaudir. O truque continua utilizado até hoje pelas emissoras de TV, especialmente em programas de auditório. Agora, bater palmas para marcar o ritmo de uma música é provavelmente um costume muito mais antigo.


Bem pagão esse ato, não acha?  A wikipédia, sem mencionar suas origens, define o mesmo da seguinte forma:

O aplauso (do latim applausus derivado de applaudĕre) é uma expressão humana de aprovação pelo ato de bater a palma de cada uma das mãos uma contra a outra com o fim de produzir seu ruído característico.
Platéias normalmente aplaudem após o fim de espetáculos, como concertos musicais, discursos ou peças de teatro.
Na cultura ocidental, espectadores batem palmas para produzir um ruído constante, tendendo à sincronização natural. Como forma da comunicação não-verbal, o aplauso é um indicador simples da opinião média do grupo e, quanto mais intenso e longo o ruído do aplauso, considera-se maior o sinal de aprovação expresso.

Nós transformamos o pensamento original de invocação de deuses (demônios disfarçados de poderosos) em motivação de demonstração de satisfação. Para os cristãos, não sei se isso justifica alguma coisa diante de Deus. Mas o que sei é que nem na Lei nem na Graça encontro o mandamento: “ao próximo aplaudirás”.

Se formos observadores  (podem chamar de “críticos” se preferirem) veremos muitas inserções pagãs nas liturgias ou nos eventos gospels promovidos  no meio evangélico que tem como premissa ser “anti-pagão”. Principalmente manias americanizadas invadem nossas igrejas sem que se perceba que o “enlatado” foi importado, inicialmente por quem passou por lá, depois como uma forma de contaminação desenfreada, vai se infiltrando desapercebidamente em nosso meio. Você pensa que não percebi o exato momento em que o ato de receber a “bênção apostólica” do pastor passou a ser  recebida pelos congregados com as mãos voltadas para cima? Qual o significado disso? Quem trouxe isso? De onde? Deixo pra você a pesquisa e a crítica sobre o assunto.

Em alusão ao “enlatado americano”, preste atenção à fala do presidente americano no Congresso ou em qualquer outra reunião política com uma personalidade influente nos EUA. Se eles gostarem do que estão ouvindo, a cada grupo de palavras proferidas um minuto de aplauso! O palestrante tem que continuar falando em meio aos aplausos, caso contrário o discurso levaria horas.

Certo dia eu parei numa transmissão de TV que apresentava um pregador americano fazendo sua preleção numa igreja extremamente luxuosa. As pessoas, muito bem vestidas, pareciam estar assistindo a uma apresentação na Broadway ou no Teatro Municipal de qualquer grande cidade. Coisa chique mesmo! Não foi tanto isso que me chamou a atenção, mas o fato de que a cada conjunto de frases do pregador eles aplaudiam. Por quê? Sei lá! Parecia ser uma pregação comum, ou seja, nada de tão esplendoroso na fala do pastor. Uma pregação que poderia até estar tocando corações e transformando almas. Mas será que aquelas almas estavam recebendo o fluir do Espírito Santo e Seu agir nas mentes e corações necessitados que lhes incitassem a vontade de aplaudir? O interessante é que a câmera focava em alguns no auditório e, ali,  as mão se encontravam batendo sem qualquer ânimo. Era só o gesto de bater levemente as mãos uma na outra que significava o enésimo “aplauso”  do sujeito. Que coisa louca e sem sentido, não?

Você já percebeu que na maioria das vezes que as pessoas no templo aplaudem, isso é feito porque alguém começa o ato? E não é a mesma coisa que coçar ou bocejar, reflexos involuntários. Mas, os “vizinhos” daquele animado ouvinte, se o aplauso é uma forma de demonstrar satisfação,  não querem ser ali julgados como insatisfeitos ou mal-humorados por deixar “o irmão no vácuo”. Afinal, estão na igreja!Esta forma farisaica de pensamento, que acomete quase todos, dá inicio a uma reação em cadeia de aplausos. Quanto mais animado seja aquele primeiro ouvinte em seu efusivo gesto, mais os outros têm que se demorar no seu aplauso. Coisa esquisita não? Ou será que não é bem assim que acontece? 

Tudo bem que isso aconteça num teatro, numa apresentação, num show, ou mesmo num auditório ou templo da igreja em outro momento...mas durante um culto,  que deveria ser uma reunião motivada pelo perdão de Deus para o arrependimento humano?! Qual a razão? Só me vem uma coisa a mente: conformação com o mundo. Se o mundo faz, porque não fazemos também? Aliás, essa passou a ser a premissa que motiva muitas ações cristãs nos dias de hoje.

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Permita-me deter-me um pouco na análise da justificativa levantada pelos “animadores de auditório” que dizem: “mas na Bíblia está escrito para batermos palmas de júbilo!”.  Não está escrito bem assim, mas de qualquer forma analisemos o que está dito ali:

“Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo.” S l47:1

Lembrando sempre que as orientações litúrgicas para a igreja gentílica (nós) estão no Novo Testamento que, mesmo assim restringe-se às orientações básicas de ajuntamento para momentos de ensino e adoração, especialmente em 1Co12-15 (Não esquecendo de Tg 1:26,27). Conselhos e ordens litúrgicas expressos na lei, salmos e profetas têm que ser analisados à luz de toda a Bíblia.

Tanto o salmo 47 como o 46 reforçam em nossa mente que Jesus é o Grande Rei esperado e que submete ao seu domínio toda a natureza e todos os povos da terra. “Batei palmas, todos os povos” longe de sugerir fazer congregar toda a terra para que aplaudam ao Senhor, lembra a atitude de gozo íntimo em louvá-lO e salmodiá-lO  porque Ele é sábio, justo e soberano.

 Pense bem: se era um costume ímpio dos povos ao redor de Isarel baterem palmas para invocar deuses,  ao serem submetidos ao poder do Senhor – e que serão – aí sim terão razão para bater palmas e usufruírem da invocação ao único e verdadeiro Deus.

Não que sejamos impedidos de bater palmas em um culto num momento de arrebatamento e júbilo verdadeiro e coletivo, mas o termo no Salmo possui profundidade maior do que simplesmente sugerir a prática do ato de aplaudir como doutrina para a realização de um culto ou expressão da verdadeira adoração.

Se considerarmos o termo  literalmente, seremos levados a aceitar que rios e árvores também “batem palmas”, em  vez de entendermos que seu significado intrínseco expressa a invocação e submissão de todas as coisas ao Grande Rei Jesus:

“Ruja o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam; batam palmas os rios; à uma regozijem-se os montes  diante do Senhor, porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com eqüidade.” Sl98:7-9

Alguém bateria palmas por saber que um juiz viria julgá-lO. A contrição  talvez seja o mais natural não é mesmo? No entanto, o salmista alude ao "bater palmas" numa forma de consolação ao seus ouvintes, pois a justiça de Deus é gloriosamente justa e satisfatória. Ninguém precisa temer o seu juízo se verdadeiramente andar segundo os seus conselhos. Esse é o motivo de júbilo que toda a natureza manifesta, por isso é perfeita e bela, deliciando nossas sensações quando a apreciamos e estamos também em comunhão com ela.

“Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas”. Is55:12

A literalidade do texto sugere que  montes e outeiros abrem suas gargantas para cantar, assim como as árvores bateriam suas mãos. Isso não lhe parece absurdo? O texto, é claro, sugere reflexão na profundidade do que expressa. Uma breve meditação sobre a Glória de Deus em toda a sua criação (leia o salmo 19) deixará claro que o profeta não fala de atos, mas sim do estado natural de glorificação contínua no ser de cada coisa criada e no viver de cada vivente, inclusive nós. 

O “bater palmas” na Bíblia, referindo-se ao ato, tem também significado negativo :

“Todos os que passam pelo caminho batem palmas contra ti; eles assobiam e meneiam a cabeça sobre a filha de Jerusalém, dizendo: E esta a cidade que denominavam a perfeição da formosura, o gozo da terra toda?” Lm2:15 (veja também 2Cr3:23,37)

Não é por isso que vamos aqui fazer apologia a qualquer doutrina de proibição de palmas em cultos , certo?

Continuando minhas observações, certo dia, quando me peguei pensando e fazendo da forma que descrevi acima, como a maioria, só porque uma irmã (talvez americanizada) aplaudia toda e qualquer música apresentada pelo ministério de louvor - até mesmo aquela que tocava profundamente as minhas emoções - eu fiquei contrariado comigo mesmo. Não que as músicas não merecessem qualquer manifestação de satisfação, mas naquele momento a minha vontade era ficar ouvindo a voz do Senhor, sendo conduzido pela reflexão que a letra, a melodia e algumas breves palavras ministradas pelo ministro de louvor promoviam em mim; embevecido nos pensamentos e sentimentos sobre a obra que Deus tem realizado na minha vida . Por que eu tinha que aplaudir se eu queria continuar no êxtase, preparado para o Evangelho a ser pregado?  E aplaudi...

Depois de mais algumas semanas vivendo isso, eu disse “chega!” pra mim mesmo. Não aplaudiria se não tivesse vontade. Que me vissem como carrancudo, frio, insensível...a verdade é que ninguém pode julgar-me pelo que não sabe e não vê. Se até mesmo julgando pelo que vemos Jesus nos repreende...

“Não julgueis pela aparência, mas julgai segundo o reto juízo.” Jo7:24

Foi assim que me vi recuperando minha liberdade espiritual em Cristo.

Em tudo, aprendo na Palavra a ser verdadeiro com meu Senhor assim como Ele é a plena Verdade  para mim. Não posso me deixar envolver por justificativas e impulsos humanos carcomidos pela vaidade e pelo orgulho para expressar meus sentimentos.

Se o Senhor me sacudir dizendo “aplaude, cara!” eu o farei. E não desejo que os demais façam o mesmo só porque eu iniciarei a ação. Façam-no se o Senhor também sacudi-lo. Porém deixo aqui uma observação: o silêncio nas igrejas tradicionais, ou o “glória a Deus!” nas igrejas pentecostais, jamais forma obstáculos para o toque de Deus em mim durante ou após uma proveitosa pregação da Palavra. Essas manias de “crente moderno”(e olha que eu só tenho 13 anos de convertido!) vieram com o novo formato de se fazer igreja e cultos dos neo-pentecostais. Que façam do jeito que quiserem, mas o melhor é que cada um continue com a sua personalidade de adorador preservada. Sendo verdadeiros, você e eu somos livres, até para não fazer nada se o Senhor não falar!

Nesse caso não vale o ditado “o que é bom é pra ser imitado”. Com Jesus isso não funciona assim. Até mesmo imitá-Lo não deve ser um ato de “Maria vai com as outras”. Se não for genuíno Ele nos diz “Eu não te conheço”. E nós não sabemos muito bem o que é “bom” para Deus se não estiver expresso na Sua Palavra e adequadamente interpretado, não é mesmo?

Bem, para expulsar o pensamento de “por que esse cara tá preocupado com isso?” encerro apresentando que a mesma preocupação importunava o profeta Isaías:

“Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor...” Is 29:13

A história se repete. Quanto a mim quero fugir dessa aparência do mal e prática da iniqüidade. E você o que acha? Vai continuar aplaudindo só porque todo mundo faz assim?

Paz em Jesus que não aplaude ninguém e prefere o verdadeiro louvor de um coração quebrantado.

Ocimar
Cabo frio/RJ



55 comentários:

  1. Muito interessante e verdadeira a sua colocaçao. Concordo e tambem nao gosto desse negocio de bater palmas pois nao acho sentido e nao sou tocada a fazer isso.
    Acho que Deus nao precisa de aplauso dos homens; precisa sim do temor a Ele, obediencia, fidelidade, benignidade e um coraçao puro e reto diante de SUA PRESENÇA.

    Deus muito o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, irmã. Desde que nosso corpo expresse o que o coração - que não é mais enganoso porque já está ocupado pelo Espírito de Cristo - embevecido pelo toque do Senhor esteja cheio, então a verdadeira adoração será expressa. O corpo expressará apenas uma parte do que o coração estará cheio.Ninguém mais precisará ser agradado por isso.

    Deus continue abençoando a sua adoração.

    ResponderExcluir
  3. Delmo rabelo12/12/2011, 10:48

    DEUS ja me visitou e eu senti a sua presença e foi DEUS que me impulsionou a bater palmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só porque você sentiu foi de Deus? Maomé também sentiu. Alan Kardec também sentiu. Os magos de Faraó também sentiram. Você pode ter sido submetido à uma tentação, e nesse caso, só Deus sabe se foi aprovado ou não.

      Excluir
    2. Só porque você sentiu foi de Deus? Maomé também sentiu. Alan Kardec também sentiu. Os magos de Faraó também sentiram. Você pode ter sido submetido à uma tentação, e nesse caso, só Deus sabe se foi aprovado ou não.

      Excluir
  4. Ótimo texto, Ocimar. Eu não conseguiria explicar melhor, parabéns pelo blog! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo que Deus o abençoe, mas por favor nós não somos robos, somos feito de carne e osso, se preocupe com coisas mais importantes, como a salvação de almas, do que se alguém bate palma ou não na igreja, realmente é por isso que muita gente não gosta de vangélicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom irmâo então vamos dar a mão ao mundo para que as pessoas que estâo no mundo gostem das igrejas...

      Excluir
    2. Bom irmâo então vamos dar a mão ao mundo para que as pessoas que estâo no mundo gostem das igrejas...

      Excluir
    3. A paz amados, A uma observaçao a ser feita quridos evangelicos. Deus nunca falou a Adao Eva , Noé e aos filhos, a Abrao e Sara , Isaque e a Jacó, a José e a Moises, Josué e sua casa, a Ciro Rei MP, a Exdras e a Neemias, esses homens com o povo de sua epoca yiveram as esperiencias mas profundas com Deus no AT nunca ouve atos de culto e adoraçao com o uso de palmas. E de igual modo o NT , jesus os discipulos e apostolos nunca mencionaram o uso de palmas no culto cristao , como doutrina ou pratica liturgica. Nao é portanto uma questao de opçao , mas sim de entender que esse modismo é estranho ao evangelho do Senhor Jesus e de toda a Bíblia, as passahens isoladas no AT nao possuem contextos para mesmo sem ser mencionada no NT a usemos na Igreja apostolica Neo Testamentaria. Que Deus vos ilumine.

      Excluir
    4. na verdade não gosta da palavra que vem para confrontar e consertar

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor diz que os claques surgiram entre os séculos XVIII e XIX nos teatros e auditórios, e persistem até hoje. Pois bem, opinião minha: com o advento dos artistas gospels, vendedores de discos no mercada das igrejas locais, isso de aplaudir caiu como uma luva.

      Excluir
    2. Mas a biblia não proibe bater palmas.

      Excluir
    3. Nem tampouco manda que bata.

      Excluir
  7. peço perdao ao autor deste blog mais nao poso deixar de falar acerca disso. irmao o mais importante é gabhar almas o que o ser humano faz tem que ser motivado pelo espirito santo. sabe qual o problema os chamados pastores da atualidade nao esTao dispostos a ensinar orientar o povo de como devemos adorar o Senhor. digo mais sou africa mais propriamente Angola o que voce quer dizer que o povo africano vai pra o ceu entao??? porque este é um jesto natural de nos agradecermos louvarmos ao nosso Deus. porque quando eu bato palmas sei bem para quem elas estao direcionadas A DEUS!! pelo amor de Deus sejam lideres e ensinem o vosso povo naçao o que é adoraçao pelo gesto. Deus DEUS NAO ESTA NISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois aplauda irmão. O Salmo 47 recepciona os neófitos. Mas quanto estes se instruírem, por certo, quererão ter em suas gargantas os altos louvores para Deus.

      Excluir
    2. Nany Santos, todo o texto teve o objetivo de esclarecer sobre artificialidades na adoração coletiva ou individual. Ao contrário do que você parece ter interpretado, acho linda a adoração do povo africano quando a dança e suas palmas apresentam uma celebração de alegria no culto. Já assisti alguns e é emocionante participar da alegria ali manifestada. Alguns irmãos em igrejas brasileiras também são sinceros (e não autômatos) quando usam gestos, palmas, gritos ou silêncio para gozarem a manifestação da presença do Espírito Santo em seu ser. Não é sobre tal sinceridade que o texto se põe como crítica. Mas sim, me coloco contra o automatismo na igreja. Bater palmas porque os outros estão fazendo o mesmo, ou pior: haver constrangimento se o irmão ou irmã do lado não aplaude é o que o "verdadeiro adorador" tem que se libertar. Ora, se é uma expressão de alegria, então por que criticar se outro não o faz? Quem conhece o interior para julgar no que se faz ou deixa de fazer? Desejo que o amor ao Senhor seja tão intenso em todos que qualquer explosão de alegria seja contagiante. Mas também que se respeite o silêncio e a contemplação daquele que deseja ficar ali no seu cantinho, sossegado e curtindo a paz que lhe invade o silente coração.Enquanto a manifestação cúltica for "repetitiva e sem sentido", como se estivéssemos num auditório ou teatro (local adequado para apreciação de manifestações humanas para os próprios humanos, onde de vez em quando gosto de ir também), estarei fora disso.

      Excluir
    3. Que típico de quem se acha sem argumento!quando se vê sem saída apela para o obvio.
      Ganhar almas é a missão primordial da igreja e todos sabemos disso,mas não é a unica tarefa dos crentes em cristo.
      A nao ser que a sua biblia esteja incompleta.Mas na minha esta escrito:julgai as profecias...,provai os espiritos...,analisai tudo e retende o bem...Enfim...o irmao apenas esta fazendo um esclarecimo e fundamentado escrituristicamente.Isso e totalmente legitimo e biblico.
      Voce fugindo da apreciação desse tema pontual e recorrendo a missao extremamente primordial da igreja,demonstra seu despreparo e covardia espirutual e teologica.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. É verdade! O aplaudir ou ñ aplaudir vem de cada um, dependendo do grau de intimidade com o pai! Ha pessoas e pessoas, portanto quem somos nos pra julgarmos? Somos juizes? Temos que ganhar almas e a biblia é cheia de tipologia, e Deus so se revela a quem ele quer, portanto, vamos evangelizar mais um pouquinho e deixa pra la essa conversa sem fundamento! Gostei do seu blog, mais esse assunto é rude! A paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem. Bato palma não sinto nada. Mais quando a Igreja começa a dar Glorias e Aleluias o templo estremesse e todos são contagiados, pois Gloria a Deus e aleluia é usado exclusivamente para adora e exaltar a pessoa de Deus.Palmas é generico é pode ser usado para qualquer pessoa e ate no candomblé...

      Excluir
  10. Graça e paz, vc disse:a verdade é que ninguém pode julgar-me pelo que não sabe e não vê. Se até mesmo julgando pelo que vemos Jesus nos repreende...
    Certas pessoas ao invés de adorarem ao Senhor, se incomodam com os adoradores, ritos e métodos não são de terminações de adoração.
    Certa vez fui julgado por levantar as mãos e clamar aleluias ao Senhor, mesmo que em baixa voz. A pergunta que faço, quem realmente estava na carne, quem me observava e me julgava (nem sabia que estava sendo julgado), ou quem adorava pela ação do Espírito? batam palmas todos os povos, adore ao Senhor, não a homens e Ele receberá o puro louvor de seus corações.

    ResponderExcluir
  11. Oi A paz do Senhor.

    Concordo com tudo o que vc falou!!! Do que adianta bater palmas o culto inteiro e nao ter uma vida transformada e viver de aparencia?!
    Precisamos voltar a simplicidade do evangelho! Por isso que o evangelho perdeu a credibilidade, o homem quer trazer o mundo para dentro das igrejas!

    Que Deus tenha misericordia do seu povo!

    Volta logo Jesus!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. boa tarde meu amado irmão respeito seu estudo pois eu tbm ja o fiz mas cheguei a uma conclusão a tal respeito que a palavra do senhor menciona aplaudi-lo em isaias 55 :12 em salmo 98: 8 e em salmo 47: 1 aonde diz BATEI PALMAS todos os povos, celebrai a DEUS com vozes de jubilo, então cheguei a essa conclusão entre o estudo dos homens e a palavra de DEUS eu fico com a palavra pois esta escrito em apocalipse que aquele que acrescentar ou tirar qualquer palavra do livro da lei terá o seu nome riscado do livro da vida então meu amando pense e medi ti nisso que DEUS possa palestrar em seu coração um forte abraço graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me explique rios batem palmas, o que voçê entende por rios baterem palmas è literal.

      Excluir
  13. boas explicação mas gostaria quem me explica-se o que a palavra de DEUS quer dizer quando nos manda aplaudi-lo estar em isaias55:12 , salmo 98:8 e tbm bem mas claro salmo 47 :1 que diz assim batei palmas todos os povos celebrai a DEUS com vozes de jubilo desculpe meu amado irmão respeito seu estudo e eu mesmo ja o pesquisei e o fiz o mesmo mas se tratando do mesmos incluso na propria palavra de DEUS entre o estudo dos homens e a palavra de DEUS eu fico com a palavra de DEUS pq diz em apocalipse que aquele que acrescentar ou tirar qualquer coisa do livro da lei tera o nome riscado do livro da vida pense e medite nisso amado um forte abraço fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião bater palmas não vai levar ninguém para o inferno,o que leva uma alma para o inferno é desobedecer a Deus e quando tira ou acrescenta algo da bíblia você estar em desobediência

      Excluir
    2. Pois Francisco, essa cultura das palmas nos cultos é praticamente uma desobediência, pois estão trocando o Glória a Deus e alelúia por palmas, observe pra fazer uma análise...Diminuiu muito os gloria a Deus e Alelúia depois da cultura das palmas, inversão de valores, Vãs sutilezas entrando nos templos, estratégia do inimigo para que Deus seja menos glorificado. e jesus é pra ser glorificado,exaltado e não aplaudido, aplausos são para os Artistas deste século...

      Excluir
    3. Pois Francisco, essa cultura das palmas nos cultos é praticamente uma desobediência, pois estão trocando o Glória a Deus e alelúia por palmas, observe pra fazer uma análise...Diminuiu muito os gloria a Deus e Alelúia depois da cultura das palmas, inversão de valores, Vãs sutilezas entrando nos templos, estratégia do inimigo para que Deus seja menos glorificado. e jesus é pra ser glorificado,exaltado e não aplaudido, aplausos são para os Artistas deste século...

      Excluir
  14. boa noite sou ministro do louvor quando o irmão bate palmas faz isso pra Jesus. minha gente ao inves de se preocupar com as almas que estão indo para o mundos dos mortos sem salvação ficam preocupados com a adoraçao nas igrejas. ja acabou a epoca dos fariseus. até fica na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão aqui levantada é a introdução de uma pratica no culto cristão. Não se existe evidência Bíblica para introduzir a prática das palmas no culto a Deus;Deus não solicitou de nenhum patriarca da antiga aliança que o aplaudisse: Imagine Moisés com os braços abertos enquanto as aguas engoliam o exército de faraó; vocês amados, sabem porque Israel não aplaudiu a Deus e nem Moisés? Simplesmente porque Moisés entendeu, desde a sua experiência com presença de Deus na sarça ardente, que Deus não é homem para ser Aplaudido. Não é estranho entender porque Jesus o Filho de Deus também não ensinou aos seus discípulos e nunca aceitou os aplausos do homem.`É bom lembramos que o Filho e o Pai, são um. João 10:30. Não é uma questão de Cultura, portanto não é uma opção. Não é minha e nem de meus irmãos. A questão não é o que eu quero o que eu tenho vontade fazer, o que eu sinto que devo fazer, mas o que Deus não pediu para eu fazer. Eu prefiro não arriscar fazer algo para Deus que Ele nunca pediu que eu fizesse ou que qualquer servo ou filho praticasse ao longo de 4.000.00 anos de adoração. A igreja deste século desfia a Deus, ignorando a sua palavra que diz: A ira de Deus repousa sobre os filhos da desobediência.Efésios 5:6

      Excluir
    2. Se você concorda que se bata "palmas pra jesus",você pode ser ministro de qualquer coisa,menos de LOUVOR.

      Excluir
  15. Josermam estevan o que quer dizer com sou ministro de louvor? ministro de Louvor ,que fez faculdade de Musica e estudou algumas matérias entre ela a história da Musica,ou apenas aquele que "pucha e fala durante a presentação das chamadas equipes de louvor?

    ResponderExcluir
  16. As minhas palmas são dirigidas para meu Deus...
    Leia o estudo sobre palmas do PR. Sostenis Mendes.

    ResponderExcluir
  17. Apocalipse 7 - 9. Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; 10. e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 11. E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, - Bible Offline


    Ao contrário do que foi escrito, não creio que a Igreja imite o mundo ou se conforme com o mesmo ao aplaudir, mas, COMO DE COSTUME, Satanás roubou este ato de louvor, glória e honra e o colocou para pessoas, shows e etc. Mas como tudo que existe, você, ecoa, anda e move TUDO DEVE GLORIFICAR A Cristo, inclusive nossas palmas. Não mais que nossa obediência, mas unida à mesma.

    Deus abençoe!
    A Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P. BEL, a liberdade de postar aqui comentários é plena. Mas preciso mencionar um equívoco na sua interpretação de "palmas" no texto citado (Ap 7). Sem querer me estender muito no simbolismo do texto em Apocalipse, ele alude à mesma atitude que os seguidores de Jesus Cristo tiveram quando ele entrou em Jerusalém montado num jumentinho chamada de "Entrada Triunfal". Numa versão mais atual: Marcos 11:8-10 "Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam RAMOS que haviam cortado nos campos. Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!" Esses "ramos", tradicionalmente, eram de oliveira ou de palmeira (palmas) e simbolizavam a vitória alcançada por Jesus, o Messias, que eles aguardavam como o libertador de Israel e que naquele momento estaria entrando em Jerusalém como o "Rei de Israel". Não eram aplausos, mas agitações e lançamentos de ramos no caminho que Jesus estava percorrendo. Em Apocalipse é lembrada essa vitória espiritual com o cumprimento do ministério terrestre de Jesus Cristo. Aliás, os católicos em alguns lugares - como em Saragosa na Espanha -conservam essa tradição ao fazerem uma procissão com "Palmas em suas mãos" quando celebram o Domingo de Ramos antes da Páscoa. Essa prática não é endossada pelos evangélicos, claro. Logo, usar aquela passagem em Apocalipse, como alegação de "fidelidade de adoração", seria mais exata para endossar a comemoração dos católicos no Domingo de Ramos. Esse é um exemplo de que a fé protestante veio para eliminar o trivial no que se entende por "adoração" e atentar apenas para o "principal das escrituras: a justiça, a misericórdia e a fé."(Mateus 23:23b) recomendada por Jesus na repreensão aos escribas e fariseus. Alguma coisa tem falhado nesse quesito nos dias atuais.

      Excluir
    2. Puxa...!que apedeuta biblico hein...gastou seus dados moveis e os musculos dos seu dedos escrevendo uma atrocidade dessa?!!Você falou do que nao entende,irmão.

      Excluir
  18. Uma só é a verdade: estão preocupados quem sabe mais, quem foi buscar as fontes na exegese etc: estão coando mosquitos e engolindo camelôs, estão proibindo as palmas e aceitando divórcio. Não são poucos acaso hipócritas?

    ResponderExcluir
  19. Prática pagã não pode fazer parte do culto ao Deus vivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém isso basta, muitos irmaos acham que isso vem de cada um, é verdade, a salvaçao também Deus deu o livre arbitrio para cada um fazer o que quizer, mas a recompensa Deus dará apenas aos que aceitarem.

      Excluir
  20. Para refletir: A sabedoria nos ensinou: "Melhor é fazer o que Ele mandou, que fazer o que não foi pedido para fazer".

    ResponderExcluir
  21. Muito inocente salmos manda louva ao Senhor com palmas. O diabo sempre quis oque é de Deus se ele fala que é dele nos logo paramos de da a Deus lembra que paulo disse que a terra e tida a plenitude é do Senhor e não a nada que se rejeita sendo com ação de graças quanto mas aplaudi a Deus Davi se rasgava suas roupas na presença de Deus oque se fosse feito hoje traria escadalo romanos esta escrito porque dele e por Ele são todas as coisas. Tem muita coisa errada pra se preocupa mas não as palmas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja por isso que, ao não nos preocuparmos com o pedido escancarado de dinheiro nos púlpitos das igrejas evangélicas na década de 90, chegamos então à "teologia" (prefiro o termo "prática") da prosperidade que deve estar levando muita gente pro buraco do "ateísmo" (confundido muitas vezes com revolta contra à religião). Não sei se fazer pouco caso de coisas pequenas, no que se refere à pratica cristã, seja um "mosquito" na deturpação do "Ide" do Senhor. Deveríamos nos reunir para "fazer festas" de vez em quando e parece que se tornou um hábito semanal. Ah! Enquanto isso, o número de famintos, sem-tetos, drogados, deprimidos, desinteressados por Deus e tantos outros necessitados de amor continuam crescendo dentro e fora de nossas famílias.

      Excluir
  22. Palmas ou Palmos no grego também é P-almos 90 alimento. E Salmos seria 70 alimento. Unir 2 palmos em reza, até hindus fazem, é símbolo de dois obeliscos.

    ResponderExcluir
  23. Excelente! Muito bem elaborado. Algo também que sempre me incomodou.

    ResponderExcluir
  24. Palmas tem duplo sentido a Bíblia mesmo nos mostra isso.
    Tem o sentido de vitórias e o sentido de ironia contra alguém.
    Por isso toda essa confusão.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Ocimar, que O Senhor Deus te abençoe ricamente, na igreja não é lugar para se bater palmas, cantar o hino nacional, cantar parabéns para aniversariante, etc. São costumes pagãos e mundanos, usados por muitos povos, com danças, tambores e tamborins, tais como:- Filisteus,Amorreus, Jebuseus, Egípcios, etc, inclusive em adoração aos demônios. O povo de Israel aprendeu esses costumes, e os colocou em suas festividades, programações, isso trouxe a eles, sérios aborrecimentos, etc. Por isso que na igreja Adventista, no lugar das palmas, colocamos a saudação J.A. Em virtude de tanta interpretação errada das liturgias religiosas que temos hoje mais de 40 mil denominações religiosas, porém, uma só é a verdadeira.

    ResponderExcluir
  26. Pare com isso o pior é quando uma pessoa glorifica a Deus com toda a sua força pulando saltando e aprendo palma falando em línguas , nossos líderes logo arruma um jeito de esfriar o abençoado isso sim é errado, e tenho dito...

    ResponderExcluir
  27. Marcos Antonio - 04 jun 2020 - RJ
    Bom dia a todos!
    Graça e Paz!
    O mais lindo é que todos nós podemos, respeitando a opinião dos outros, dar a nossa "visão" sobre o assunto: "bater palmas durante o culto ou bater palmas para Deus".
    Nao acredito ser um assunto sem importância, pois não levantaria tantos comentários.
    Iniciei minha caminhada no Evangelho em uma igreja Assembleia de deus, onde as palmas sempre fizeram parte do culto... mas aprendi que Deus não necessita de aplausos, e que nosso culto deve ser racional.
    Entendo também, que, devemos sim conversarmos sobre o assunto, pois assim, crescemos enquanto corpo.
    Percebo que não devemos misturar costumes mundanos a nossa liturgia.
    Acredito que devemos tomar muito cuidado com o que nos baseamos. Estou falando no tocante a usarmos versículos do AT para afirmarmos nossas "convicções".
    Acredito também ser muito relevante comentarmos sobre costumes, até mesmo para não cairmos em heresias. Isso pode sim atrapalhar a conversão ou a caminhada de alguém.
    Não esqueçamos que o diabo veio para rouar, matar e destruir.
    Somente os ignorantes são conduzidos pelo vento como folha seca.
    Comentar sobre usos e costumes, é estar preocupado sim com a salvação de almas
    Cresçamos na graça e no conhecimento da Palavra de Deus.
    Que Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz em Jesus, irmãs e irmãos! Vou aproveitar o comentário do irmão Marco Antônio para enfatizar o que está escrito no texto que escrevi neste post:

      "...Se o Senhor me sacudir dizendo “aplaude, cara!” eu o farei. E não desejo que os demais façam o mesmo só porque eu iniciarei a ação. Façam-no se o Senhor também sacudi-lo. Porém deixo aqui uma observação: o silêncio nas igrejas tradicionais, ou o “glória a Deus!” nas igrejas pentecostais, jamais forma obstáculos para o toque de Deus em mim durante ou após uma proveitosa pregação da Palavra."

      "E você o que acha? Vai continuar aplaudindo só porque todo mundo faz assim?"

      Essas duas frases resumem o cerne da questão que me levou a escrever esse texto há 13 anos e meio: a liberdade que o Senhor Jesus Cristo nos traz com o seu Espírito. Nada mais atual!

      Excluir
  28. Apaz amados sab que vejo não poder bater palmas mas pode falar mal da irmã falar mal do irmão pode ser mentiroso pode adultera guarda rancor dos irmãos tudo isso dentro do corpo fe cristo amém vejo tudo isso no meio do povo de Deus leia 1co 13 que fala do amor quem não tem amigo ai sim esta perdido

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas evite menosprezar ou ofender a opinião alheia. O que importa aqui é o que você pensa sobre o assunto. Ninguém é dono da verdade. Jesus Cristo É a Verdade!